Há muito medo na imprensa brasileira de falar mal de grandes clubes ou se indispor com sua torcida. Por isso mesmo, há exatos 22 anos uma mentira vem sendo contada em várias versões para sustentar que o Flamengo é o campeão brasileiro de 1987.
Primeiramente é preciso entender o que aconteceu em 1987.
O campeonato de 1986 teve no total 44 clubes, divididos em 4 grupos de 11 clubes. Após o fim deste campeonato, com o título ficando para o São Paulo e o Guarani de Campinas vice-campeão, a CBF assumiu a penúria financeira (como os tempos mudam não é?) e também que não tinha condições para fazer a competição do ano seguinte.
Carlos Miguel Aidar, à época presidente do São Paulo fundou o Clube dos 13 para fazer o campeonato de 1987. A entidade clubística articulou a competição com o apoio de patrocinadores que acharam a fórmula de apelo COMERCIAL seria um sucesso. Entre os “patrocinadores”, a TV Globo.
A Copa União teria 16 equipes no módulo verde, apenas as equipes mais tradicionais do Brasil e com maior apelo COMERCIAL. Vasco da Gama, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Santos, Fluminense, Botafogo, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Internacional, Grêmio e Bahia, membros fundadores do Clube dos 13 estavam garantidos. Goiás, Santa Cruz e Coritiba também foram convidados ao campeonato, pelo apelo de torcida e COMERCIAL desses clubes em seus respectivos estados.
O Guarani, vice-campeão de 1986 e o América-RJ quarto colocado não foram incluídos no módulo verde.
O módulo amarelo, criado pela CBF teria também 16 equipes, consideradas de menor expressão: Guarani (vice-campeão Brasileiro de 86), Criciúma, Joinville, América-RJ (4° colocado em 86), Inter de Limeira (12° em 86), Portuguesa (11° em 86), Atlético-PR, Rio Branco-ES, Bangu, Treze, Ceará, CSA, Náutico,Atlético-GO, Sport e Vitória.
Não houve nenhum critério esportivo que respeitasse a colocação do campeonato anterior. Só pra dar um exemplo, o Botafogo que foi 32° colocado em 1986,entrou no módulo verde em 87. Uma completa falta de consideração com a esportividade, a justiça e o profissionalismo.
O Sport Recife, LEGÍTIMO Campeão Brasileiro de 1987.
Além disso, o módulo amarelo foi marcado pelo abandono. As televisões não queriam mostrar, não havia patrocinadores (eles já estavam ao lado da TV Globo e do Clube dos 13), os clubes penavam para disputar a competição sem mínimas condições financeiras, enfim um campeonato totalmente marginalizado.
A cobertura da imprensa chamava a competição de segunda divisão, coisa que muitos torcedores ainda fazem até hoje, mas que não condiz com a verdade.
Ao fim dos dois módulos, rezava o regulamento (assinado pelo Clube dos 13) que os campeões dos dois módulos se enfrentariam em partidas de ida e volta para decidir o campeão e o vice daquele ano.
Alegando “traição” por parte de Eurico Miranda, o Clube dos 13 decidiu não apoiar os quadrangulares e proclamou o Flamengo campeão e o Internacional como vice.
A CBF marcou as partidas finais, resultado: Sport e Guarani venceram Flamengo e Internacional por W.O. Sendo assim proclamados campeão e vice Brasileiros. Os dois iriam disputar a Libertadores de 1988.
Vamos repetir para ficar bem claro: Flamengo e Internacional perderam as finais de 1987 por W.O.
Há os que dizem que em 87 ninguém ligava para o módulo amarelo, e que todos só queriam saber do módulo verde. A afirmação é óbvia, pois o módulo verde tinha as potências do futebol(em número de torcida), mas o que essa afirmação prova? Nada.
Não existe o reconhecimento do título de 87 para o Flamengo nem da CBF, nem da Conmebol e nem da Fifa. Os únicos que reconhecem esse título são os próprios flamenguistas.
Para finalizar, as palavras de quem esteve envolvido diretamente nesta polêmica desde 87: “É o único Brasileiro (1987) que não pode ser questionado porque é objeto de sentença transitada em julgado. Além da decisão da CBF, da Fifa, de o Sport ter ido à Libertadores e ter recebido o troféu, o Flamengo questionou na Justiça. Ganhamos em todas as instâncias, e o veredicto foi o de que o Campeonato Brasileiro de 1987 foi vencido pelo Sport”, diz Homero Lacerda, presidente do time à época.
vlw!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário