7 de mai. de 2010

Google está em Guerra contra o HTTP

O navegador Chrome está querendo remover o clássico “http://” da sua barra de endereços. A gritaria foi grande e o Google voltou atrás. Por enquanto.
Tudo bem que a sigla – que indica protocolo de transferência de hipertexto (hypertext transfer protocol, em inglês) – se repete no endereço da maioria dos sites. E é natural.
Ela funciona como indicativo do sistema de comunicação que permite que a web exista. Por outro lado, pouca gente sabe o que a abreviatura significa ou dá importância para essas quatro letras. Como o Google é o “guardião da simplicidade”, resolveu facilitar a vida do pessoal e eliminar o http:// do mapa na versão 5.0.371.0 do Chrome, usada apenas por desenvolvedores.
Os engenheiros de Mountain View se esqueceram de uma coisa importante. Embora hoje não seja mais necessário digitar a sigla antes de cada endereço na barra do navegador, ela ainda é necessária na web. Ninguém vai conseguir compartilhar um link, por exemplo, se não incluir o http://. E se as pessoas não souberem mais que ele existe, vão acabar deletando as letras ou se confundindo. E como ficariam outros protocolos, como o https:// e o ftp://? Em vez de simplificar, a coisa pode se complicar bastante.
Para evitar problemas maiores, o Google removeu as mudanças na versão 5.0.375.17 do Chrome e a sigla voltou a aparecer. Isso não quer dizer que o pessoal desistiu. “Estamos analisando as questões de usabilidade levantadas e planejamos reintroduzir as mudanças no futuro”, escreveram os engenheiros no blog Chrome Releases, que informa as mudanças feitas em cada uma das versões do Chrome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário