29 de mai. de 2011

UM DOS MAIORES DA HISTÓRIA : FRANZ KAFKA.


Franz Kafka, escritor tcheco de língua alemã. É considerado um dos principais escritores de literatura moderna. Sua obra retrata as ansiedades e a alienação do homem do século XX.

Kafka nasceu em Praga em 1883, cidade onde viveu os 40 anos de sua vida e que pertencia ao império austro-húngaro, filho de um comerciante judeu muito abastado, cresceu sob as influências de três culturas: a judia, a tcheca e a alemã.


Cursa Direito, formando-se em 1906. Passa a trabalhar em companhias de seguros e, em paralelo, dedica-se à Literatura. Em 1917, é obrigado a afastar-se do trabalho devido à tuberculose. A maior parte das suas obras foram publicadas postumamente.

Fez parte, junto com outros escritores da época, da chamada Escola de Praga. Esse movimento era basicamente uma maneira de criação artística alicerçada em uma grande atração pelo realismo, uma inclinação à metafísica e uma síntese entre uma racional lucidez e um forte traço irônico. Além do realismo, seu estilo é marcado pela crueza e pelo detalhamento com que descreve situações incomuns – como em O Processo , de 1925, cujo personagem principal é preso, julgado e executado por um crime que desconhece. Em seus livros, é constante o confronto entre os personagens e o poder das instituições, demonstrando a impotência e a fragilidade do ser humano.

Seu primeiro livro de Kafka foi "Consideração", publicado em 1913. No ano seguinte Kafka sofreu uma grande crise emocional.Alguns afirmam que foi causada por motivo de seu noivado, outros defendem que ele ficou emocionalmente abalado com início da 1ª Guerra Mundial ocorrido no mesmo ano.


As obras mais famosas de Kafka foram escritas entre 1913 e 1921, são elas: "A Metamorfose", "O Processo", "O Castelo", "O Foguista" , "A Sentença" e "O Artista da Fome".

Durante sua vida, Kafka nunca conseguiu atingir grande fama com seus livros, porém, algum tempo depois de sua morte, no dia 3 de junho de 1924, em um sanatório perto de Viena, onde internara-se por causa de sua tuberculose, sua obra literária atingiria enorme influência sobre as pessoas, passando a ser cultuada por leitores de todo o planeta .

Um comentário:

  1. Muito interessante saber mais sobre este autor inteligente... pouco sabia sobre ele e estou com vontade de saber mais... é interessante ver como as pessoas conseguem plagiar coisas que já existiam a tanto tempo.... ótima postagem Fabiano Barros...

    ResponderExcluir