2 de jun. de 2010

Hubble ,20 anos.

Quem nunca ouviu falar do Telescópio Espacial Hubble? Quem nunca se encontrou em pensamento após ver uma imagem capturada pelo primeiro telescópio orbital da Terra? O glorioso Hubble completa 20 anos de muito trabalho e descobertas. O seu legado é inestimável. Em suas grandes contribuições, destacam-se a possibilidade de saber a composição da atmosfera de outros planetas e a descoberta da acelerção da expansão do universo, devido à “energia escura”, em 1998.
Hubble superou uma grande barreira à observação astronomica, a atmosfera, que causa turbulências, limitando assim a visão e clareza das imagens – também por ela os telescópios terrestres são construídos em locais altos: quanto mais próximo à superfície, mais gravidade há e mais denso são os gases.
O telescópio está a 600 km da superfície da Terra e seu período orbital é de 95 minutos. É possível ve-lo passar sobre nossas cidades, como um ponto de luz amarelado, devido a seus dois painéis de 2,4 x 12,1 metros.
Planeja-se sua aposentadoria para 2013, quando entrará em funcionamento o Telescópio Espacial James Webb. Aquelas belas imagens, no entanto, nunca perderão a importância e nunca esqueceremos o pioneiro das observações orbitais. Parabéns a Hubble, à NASA e a todos os cientístas envolvidos neste espetacular projeto de curiosidade e existencialismo científico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário