Essa é uma notícia animadora para todo entusiasta de dispositivos móveis. A parceria da Nokia com a Microsoft no que concerne ao Windows Phone 7 parece estar sendo muito bem pensada e isso pode viabilizar, muito em breve, o lançamento de modelos econômicos de smartphones com o novo sistema operacional móvel.
Até pouco tempo atrás, a informação que tínhamos era de que seria impossível conceber smartphones baratos, modelos de entrada, rodando Windows Phone 7, o que se devia às exigências feitas pela Microsoft no tocante ao hardware dos aparelhos. Stephen Elop, CEO da Nokia e mentor da parceria entre as empresas, se manifestou sobre o assunto e revelou que aparelhos rodando WP7 e com preços acessíveis sairão antes do esperado.
O desafio é puxar os preços dos novos modelos para patamares antes ocupados por alguns aparelhos que rodavam Symbian, tendo em vista que os smartphones disponíveis atualmente com WP7 estão situados apenas entre os hi-end e, ao adotar o sistema, a Nokia ficaria com um vazio em sua linha.
Além da qualidade esperada da Nokia, que carrega a merecida fama de oferecer equipamentos bem construídos, a empresa poderá, com esse movimento, trazer uma nova força para o WP7 e, ao mesmo tempo, enriquecer a competição no setor, favorecendo todos os consumidores.Outra diretriz tomada no projeto é a união do adCenter com o serviço de mapas, ajudando na criação de estratégias publicitárias diferenciadas. Xbox LIVE e Office também estarão presentes em equipamentos da Nokia.
Com o recente anúncio de que o iPhone também irá “descer” pra competir com modelos mais acessíveis e com a nova possibilidade anunciada pela Nokia, poderemos ver o fim da festa que tem sido para fabricantes de Android nesse nicho.
É justamente entre os modelos mais econômicos onde o Android se encontra mais folgado, que os fabricantes têm se sentido muito à vontade para lançar aparelhos com versões ultrapassadas e cheias de bugs do sistema operacional, não se importando, sequer, com a revolta que tal postura tem causado nos consumidores. Dessa forma, não importa qual seja o sistema operacional móvel da sua preferência, o acirramento da disputa é bem-vindo e deverá favorecer, principalmente, aos consumidores.
Windows Phone
Com a parceria, o Windows Phone ganha um fabricante de peso: o futuro do sistema está nas mãos da Nokia, que se comprometeu a desenvolver equipamentos com excelência em hardware e design, com a intenção de levar ao mercado um dos melhores conjuntos equipamento + sistema operacional já vistos.
Em seu pronunciamento oficial, a Nokia deixou claro que o projeto de integração com o Windows Phone torna-se, a partir de agora, o foco de sua equipe de engenharia e design. Com isso, ambas as empresas desejam elevar os smartphones a um novo nível.